A lei do silêncio e o isolamento acústico

por / quinta-feira, 28 abril 2016 / Publicado em Isolamento acústico

Confira como o isolamento acústico pode ajudar a evitar problemas com a lei do silêncio.

A Lei do Silêncio é possivelmente uma das normas mais conhecidas, desrespeitadas e reforçadas pela sociedade brasileira.

No Brasil, o barulho é controlado segundo o número de decibéis, uma unidade utilizada para medir o volume do som em um ambiente. O valor de decibéis limite durante o dia é de 70 dB, e de 50 dB entre 22h e 7h. Isso significa que, em prédios, o barulho deve ser controlado a partir das 22h.

Existem ainda outras leis que regulam o volume de eventos e o tempo de duração: grandes shows devem acabar até 4h e o limite de barulho em casas noturnas, ou na rua, também é controlado por decibéis. No entanto, se repete o cenário de conflito entre esses donos de casas noturnas ou espaços para festas e seus vizinhos. Se de um lado está um empresário que depende do movimento para o seu sucesso, do outro está uma família que não consegue dormir várias noites por semana.

isolamento acústico casas noturnas

No último carnaval, também ficou evidente o conflito entre frequentadores de desfiles e blocos de rua e os moradores da região onde ocorrem as folias. Afinal, até que ponto um indivíduo tem direito de interferir no comportamento do outro? No post de hoje, vamos mostrar como você pode evitar reclamações relativas à Lei do Silêncio, não importa a situação. Continue lendo!

Evitando incomodações com a Lei do Silêncio em 3 situações:

  • Apartamento e casa: a Lei do Silêncio em apartamentos é uma das mais rígidas, com a imposição de multas e um controle rigoroso efetuado por vizinhos, síndico e porteiro. Para evitar situações chatas com a vizinhança e ainda poder receber seus amigos em casa, fazer jantares, etc., existem alguns recursos que vão ajudar a conter os sons de seu apartamento. Em outro post demos algumas dicas de como lidar com vizinhos barulhentos, mas elas também servem para quem quer fazer o barulho.
  • Casa noturna: as casas noturnas são um ponto bastante controverso em relação à Lei do Silêncio. Se por um lado são locais de entretenimento e diversão para o público, por outro podem acabar incomodando bastante os vizinhos, seja pelo vazamento de sons seja pelo falatório alto dos freqüentadores quando estão na área externa. Também já falamos sobre o tema no post “A importância do isolamento acústico nas casas noturnas” . Lembre-se de pensar nisso no momento da construção ou reforma do lugar para evitar multas e muitos problemas, até mesmo o fechamento da casa.
  • Bar: por ser um ambiente que fica aberto, o bar precisa de alguns cuidados. Para conter o barulho e não atrapalhar a vizinhança, alguns materiais isolantes ajudam a absorver as ondas sonoras, impedindo que elas criem reverberação, como a lã de vidro, madeira ou alvenaria.

O isolamento acústico é um poderoso aliado para evitar situações de constrangimento entre vizinhos ou problemas para um negócio noturno. Portanto, não deixe para depois!

vizinhos barulhentos

Você já passou por uma situação relacionada à Lei do Silêncio? Acredita que o isolamento acústico pode ajudar? Deixe sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

TOP